Kinesio Tape, funciona mesmo?

Share

Kinesio Tape funciona? Vamos esclarecer difinitivamente. O método Kinesio Taping foi criado pelo quiropraxista, Dr. Kenzo Kase, no ano de 1973, no Japão, com o objetivo de ser um tratamento auxiliar entre as suas sessões de fisioterapia. Hoje em dia a kinesio tape já faz parte de muitos tratamentos e não só profissionais da quiropraxia utilizam.  

O conceito das bandagens funcionais tipo kinesiology tape consiste em facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações.

A bandagem é aplicada na intenção de ajudar no processo de recuperação do paciente em casos de lesões, e até mesmo para aliviar dores musculares ou para estabilizar as articulações e preservar os músculos, tendões ou ligamentos.

Além disso, a kinesio tape é uma bandagem neurofuncional, que possui ondulações na parte da cola que gera uma leve elevação na pele, criando um pequeno espaço entre o músculo e a derme de maneira com que ocorra um alívio da dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos.

Possui ação neuromuscular, oferece suporte muscular, ajuda na drenagem vascular e linfática, ativa o sistema analgésico endógeno, e ainda ajuda a promover a regeneração tecidual. O objetivo da bandagem é trabalhar o sistema linfático através do aumento da circulação do sangue e da linfa para aliviar a dor e acelerar a recuperação, criar apoio e estabilidade para os músculos e articulações do local que for aplicada.

Mas é claro que só se obtém um bom resultado quando aplicada de maneira correta.

Em que situações a Kinesio Tape funciona:

  • Reduzir a Dor
  • Reforçar tecido ligamentar e tendinoso
  • Normalização sensorial e cinestésica
  • Reduzir o processo inflamatório
  • Liberação de aderências
  • Melhora circulatória
  • Estabilidade Articular
  • Aceleração da recuperação e cicatrização

Resumindo ela é eficaz para ajudar em inúmeras condições físicas como:

  • previnir e recuperar lesões musculares
  • tratamento de edemas
  • alívio da dor
  • correções posturais
  • pode reduzir o tempo de recuperação de pós-operatórios
  • procedimentos estéticos, neurológico e fonoaudiólogos
  • favorece a drenagem de líquidos que podem estar acumulados no local
  • Aumentar a circulação sanguínea no local aplicado
  • Diminuir o impacto sobre as articulações, sem limitar os movimentos

É muito utilizada por profissionais da saúde, como fisioterapeutas, osteopatas, fonoaudiólogos, podólogos e até mesmo por educadores físicos, que costumam aplicar muito em atletas amadores e profissionais de diversas modalidades.

Embora seja muito comum ver a bandagem em atletas, ela pode ser utilizada em clínica geral para atender qualquer pessoa que esteja sentindo alguma dor ou limitação física. Porém isso quem estabelece é o profissional, que ao analisar o paciente vai entender se há necessidades ou não de aplicar a bandagem.

Para os atletas a bandagem é utilizada não apenas quando estão lesionados, mas também para fazer a prevenção de um músculo já lesionado anteriormente. Dando apoio e sustentação para que o atleta pratique o esporte com mais segurança.

Se o atleta passou por alguma cirurgia, ou teve alguma complicação em algum momento anterior à competição, neste caso a bandagem entra para prevenir, por exemplo, caso ele esteja com algum tipo de dor no joelho, no tendão patelar, a bandagem pode ser aplicada com o intuito de dar um suporte para a patela não atritar tanto aquele tendão conforme o movimento do atleta.

Além disso, a kinesio tape funciona também em pessoas gestantes, contribuindo para alívio de dores lombares, e sustentação da barriga, possuindo bons resultados.

E nos últimos anos ela vem ganhando um grande espaço na área da estética, muitos profissionais da estética estão usando a bandagem para auxiliar em seus tratamentos, como no pós-cirúrgico e até mesmo em tratamentos como drenagem linfática, onde a kinesio é utilizada para auxiliar na drenagem de líquidos do local em que foi aplicada e também por ajudar na circulação sanguínea.

Na estética temos sempre dois tipos de bandagens trabalhando junto aos profissionais, geralmente uma kinesio tape com o nível de cola mais leve, que seria o caso da Kinesio Tape Gentle, da marca Evo Tape, que é ideal para peles sensíveis e quando a bandagem é retirada em um prazo mais curto, como por exemplo em tratamentos de drenagem linfática, onde o paciente geralmente faz de duas à três vezes por semana, nesse caso a bandagem sempre é trocada e para não lesionar a pele a cola precisa ser mais suave.

E também tem os casos de intraoperatório, onde a bandagem geralmente precisa permanecer na pele por 5 dias. Nesses casos o profissional sempre deve optar por uma bandagem com a cola mais resistente, que é o caso da Kinesio Tape Sport, da marca Evo Tape também, ela possui uma cola mais forte capaz de atender a necessidade de permanecer na pele por 5 dias.

Clique aqui e saiba mais sobre a marca de kinesio Evo Tape

Qual o tipo do tecido da bandagem?

A kinesio tape é feito de material hipoalergênico com composição de algodão e lycra que permite o fluxo sanguíneo e não limita o movimento. Apesar de ser uma bandagem elástica ela possui tensão rígida final e estira de 140% a 170%.

Quanto tempo dura uma kinesio tape na pele?

Hoje em dia, existem várias marcas de kinesio, todas com as mesmas propriedades, porém com cola diferentes, e também temos casos de a mesma marca possuir dois tipos de kinesio, onde apenas o tipo de cola muda. Como a marca Evo Tape, por exemplo, existe a Kinesio Tape Sport, que possui uma cola mais forte, ideal para quando há necessidade de a bandagem permanecer por mais tempo na pele e a Evo Tape Gentle, ideal para peles sensíveis, idosos e quando a troca da bandagem é frequente, possui uma cola mais suave para não lesionar a pele. Mas em média ela permanece na pele por volta de até 5 dias. Você pode, inclusive, aplicar em atletas que praticam esportes na água e ao tomar banho não há necessidade de substituir a bandagem.

O tempo de duração depende também da pele do paciente, se ele tem bastante sudorese a bandagem tende a descolar com mais facilidade. Ou então se é aplicada em quem pratica algum esporte aquático, ou possui o costume de frequentar a piscina ou o mar, apesar da bandagem ser resistente à água, são práticas que abreviam a sua fixação na pele.

Aplicação:

Para fazer uma boa aplicação e garantir que a bandagem não descole antes do tempo, primeiramente é indicado que se faça uma higienização do local onde a bandagem será aplicada. Caso a bandagem seja aplicada em um local com muitos pelos, como na perna, por exemplo, é indicado que se faça a remoção dos pelos, tanto para que a cola não grude e machuque na hora da remoção, como para se ter uma fixação maior da cola na pele.

Analisar sempre com muita atenção a posição recomendada de posicionamento do membro para atingir seu objetivo e o resultado esperado. E também sempre verificar qual é o sentido de aplicação da bandagem.

A Kinesio Tape alonga em duas direções e sua posição de aplicação é sempre alongada com tensão devidamente apropriada para cada tipo de tratamento.

Existe também o spray pré tape, que se usa em casos em que a bandagem precisa permanecer na pele por mais tempo, ele ajuda na fixação da cola e deve ser usado antes da aplicação da bandagem.

A kinesio tape pode ser aplicadas de diversas formas, tudo depende do objetivo do tratamento que o profissional irá realizar no paciente.

Termos utilizados durante a aplicação de Kinesio Taping

TermoTensão
Muito LeveQuando se aplica de 10% a 15% de tensão, a qual já aderida ao papel Kinesio Evo Tape
LeveQuando se aplica de 25% a 35% de tensão
ModeradoQuando se aplica 50% de tensão
Severo ou RígidoQuando se aplica de 50% a 75% de tensão
TotalQuando se aplica de 75% a 100% de tensão

Contraindicações:

Nunca aplicar sobre:

  • Infecção de pele
  • Trombose venosa
  • Feridas abertas
  • Sobre qualquer tipo de malignidade na pele

É fundamental que para a kinesio tape funciona r ela seja aplicada junto à um tratamento manual realizado por um profissional da área de saúde ou por um educador físico, se o caso for de prevenir futuras lesões.

Pois como todos os tipos de bandagens que existem no mercado hoje em dia, a kinesio tape é uma bandagem que quando aplicada corretamente ajuda na melhora do resultado clínico, mas para isso, é necessário entender e estudar sobre seu conceito.

Portanto é recomendável que o profissional seja altamente qualificado em sua técnica de aplicação, pois cada tipo de bandagem é diferente e a kinesio tape por sua vez possui um conceito único de aplicação. E caso a bandagem seja aplicada de forma errada, não trará o benefício desejado ao tratamento ou prevenção.

Além disso a Kinesio Tape funciona muito bem nos tratamentos de Linfedema, temos um artigo sobre esse assunto. Para ler basta CLICAR AQUI.

Ainda sobre o assunto Bandagens, separamos um artigo comparativo entre a Dynamic Tape que é uma bandagem Híper-elástica e Kinesio Tape que, clique aqui para conferir.

Equipe Lupmed
Equipe Lupmedhttp://www.lupmed.com.br
Composta por profissionais de diversas áreas, trabalhando para gerar conteúdo de qualidade que faça diferença na vida dos profissionais de saúde

Leia Mais

error: Conteúdo Protegido