Kinesio Tape e Dynamic Tape: Qual a Diferença?

4
6303
diferenças entra a bandagem Dynamic tape e Kinesio Tape

Quais é a Diferença entre Dyanmic Tape e Kinesio Tape?

Resolvi escrever este post para responder às perguntas que recebo com mais frequência desde que eu trouxe a Dynamic Tape para o Brasil. Todos os dias recebo pelo menos uma dezena de perguntas como estas:

  • Qual é a diferença entre a Bandagem Dynamic Tape e a Kinesio Tape?
  • A Dynamic Tape é uma Kinesio com estampa?
  • A Dynamic Tape é uma Kinesio Tape com desenhos tribais?

As respostas para estas perguntas muito frequentes são: Não.

A Bandagem Dynamic Tape é diferente da Kinesio Tape em todos os sentidos.

A única semelhança entre estas duas bandagens é que elas têm tecido de um lado e cola do outro. Fora isto, estas bandagens terapêuticas não têm nenhuma semelhança.

Você também precisa saber que tudo o que você conhece sobre a bandagem neurofisiológica Kinesio Tape não deve ser aplicado ou usado quando se fala na bandagem biomecânica Dynamic Tape.

Elas são 100% diferentes em todos os aspectos: composição do tecido, conceito, finalidade e técnicas de aplicação.

Assim sendo, não é recomendável aplicar a bandagem Dynamic Tape usando o raciocínio ou a técnica da Kinesio Tape. Se você fizer isto, é muito provável que aconteçam 2 coisas:

#1 – Você  terá um resultado muito aquém do esperado.

Você vai achar que a Dynamic Tape não funciona, porque se ela for aplicada como a Kinesio Tape é aplicada, ela realmente não irá funcionar como você esperava já que a Dynamic Tape foi concebida para ser aplicada de forma totalmente diferente da Kinesio Tape.

Pode ser até que se tenha um pequeno resultado, porque a Dynamic Tape é realmente uma excelente bandagem, mas isso seria um resultado muito aquém do que ela poderia te oferecer.

E assim, você provavelmente vai perder a oportunidade de ter esta excelente ferramenta para te ajudar nos seus atendimentos e também vai deixar de oferecer muitos benefícios para os seus pacientes, especialmente nos casos onde a Dynamic Tape é a terapia de preferência.

#2 – Se você aplicar a Dynamic, usando os princípios de aplicação da Kinesio Tape, o risco de lesionar a pele dos seus pacientes será muito grande.

Isto ocorre porque a Dynamic é uma bandagem muito forte. Então se sua aplicação não for correta, você poderá ter a impressão que a Dynamic Tape causou “alergia” no paciente, quando na verdade o que ocorreu, foi erro de aplicação.

A Dynamic Tape é uma bandagem elástica de conceito biomecânico, que estira nas 4 direções. Possui propriedades visco elásticas com uma capacidade de deformação de mais de 100%, ou seja, tem 200% de elasticidade, mantendo sua capacidade de retorno ao tamanho inicial, o que proporciona uma maior força de recolhimento elástico como nenhuma outra.

A Dynamic foi concebida para contribuir com as forças mecânicas na cadeia cinética.

A bandagem elástica DYNAMIC TAPE tem características únicas e visa contribuir para a geração de força, melhorar a eficiência biomecânica e modificar padrões alterados dos movimentos e postura.

Uma das principais funções da bandagem Dynamic Tape é a redução da carga, porque os tecidos não falham por causa da dor e sim por causa da carga.

Como a Dynamic Tape reduz a carga, ela proporciona alívio imediato quando a dor é causada por sobrecarga nos músculos ou articulações, além de atuar na recuperação e melhora da performance.

Os profissionais (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e muitos outros) que usam regularmente a bandagem elástica Dynamic Tape estão tendo resultados muito expressivos e ficam muitas vezes surpresos porque não esperavam que ela pudesse oferecer tantos benefícios imediatos ao tratamento.

Preparei também um Infográfico que você pode baixar no seu computador explicando ainda melhor as diferenças entre as duas bandagens. Para acessar o Infográfico das diferenças entre a Dynamic Tape e a Kinesio Tape, CLIQUE AQUI.