Dor Patelo-Femoral

5
1771

Quais músculos eu devo fortalecer para reduzir a dor patelo-femoral?

“Fortalecimento do Joelho e do Quadril é mais eficaz do que o fortalecimento do joelho sozinho?

O jornal Americano “Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy”, ou em tradução livre, Jornal de Fisioterapia Ortopédica e Esportiva, publica periodicamente um artigo sobre algum ponto importante divulgado recentemente no próprio jornal, por especialistas, porém em uma linguagem simples e direta, feita para o paciente entender.

Esses artigos são uma ferramenta interessante a ser utilizada como forma de estudo e revisão pelo próprio fisioterapeuta, e principalmente como forma de material para a educação do seu paciente, para que ele possa entender e visualizar seus problemas, e seu tratamento.

Como mencionamos anteriormente nesse espaço, o paciente deve receber todas as informações e ferramentas necessárias para que ele possa assumir responsabilidade do seu tratamento, e sobre o seu cuidado. Esse é o objetivo dessa sessão do jornal.

O artigo que trazemos hoje é baseado em um artigo publicado no jornal esse ano, super fresquinho, escrito por Nascimento et al, entitulado “Hip and Knee Strengthening Is More Effective Than Knee Strengthening Alone for Reducing Pain and Improving Activity in Individuals With Patellofemoral Pain: A Systematic Review With Meta-analysis” (J Orthop Sports Phys Ther 2018;48(1):19-31. doi:10.2519/jospt.2018.7365), ou em português, “Fortalecimento do Joelho e do Quadril é mais eficaz do que o fortalecimento do joelho sozinho para a redução de dor e melhora da atividade em indivíduos com dor patelofemoral: uma revisão sistemática com meta-análise”

Esses artigo de perspectiva foi escrito por membros do corpo editorial do jornal, e pelo fisioterapeuta  Deydre S. Teyhen, PT, PhD. Trazemos aqui uma tradução livre do artigo, como forma de divulgarmos as informações contidas nele para os pacientes, e também como forma de abrir espaço para discussão sobre o tema, e sobre o que está sendo falado sobre a dor patelo-femoral na literatura atualizada.

 

Perspectivas para pacientes

A dor patelo-femoral pode aparecer após a prática de exercício físico, ou após um período prolongado em sedestação.  Ela pode ser aguda, ou incomodar por um período de tempo maior.

Por ser uma dor caracteristicamente na região anterior do joelho, seu tratamento vem sido tradicionalmente focado no joelho propriamente dito, e pode incluir o enfaixamento da patela, ou a aplicação de bandagens elásticas, e o fortalecimento do quadríceps, que ajuda a estabilizar a patela.

No entanto, evidências recentes sugerem que o fortalecimento dos músculos do quadril também pode ajudar nesses casos. A teoria é a de que músculos do quadril fortalecidos podem reduzir o estresse sofrido pelo joelho.

O estudo acima mencionado, publicado em janeiro desse ano, trouxe novas perspectivas e sugestões baseadas na literatura de formas de fortalecer a perna inteira, de forma a reduzir a dor patelo-femoral, e auxiliar no retorna às atividades de forma plena.

Novas perspectivas

Conselhos práticos

Especialistas clínicos e pesquisadores que escreveram o artigo no qual esse texto foi baseado fizeram uma revisão de 14 dos melhores artigos de pesquisa publicados utilizando o processo de revisão sistemática.

Os estudos que eles que examinaram incluíram 673 pacientes com dor patelo-femoral moderada a grave. Os pesquisadores descobriram que combinar o exercício de fortalecimento do quadril e joelho não é apenas eficaz, mas também é superior ao simples fortalecimento dos músculos do joelho para diminuir a dor e ajudar as pessoas a retornar às suas atividades normais.

Outro achado importante é que os benefícios desses exercícios duraram mesmo depois que os pacientes completaram a fisioterapia.

 dor anterior no joelho

Pessoas com esse tipo de dor no joelho ficam melhores com a fisioterapia, especificamente com a combinação de exercícios de fortalecimento do quadril e joelho, que demonstrou reduzir a dor e ajudar no retorno à atividade completa. Os exercícios concebidos para fortalecer os músculos da coxa (quadríceps) e do quadril (abdutores, rotadores laterais e extensores) são benéficos para aqueles com dor patelo-femoral.

As evidências sugerem que esses exercícios devem ser realizados 3 vezes por semana durante pelo menos 6 semanas. Se o paciente teve uma dor patelo-femoral moderada a grave por pelo menos 3 meses, essa abordagem de exercício pode ser benéfica. O fisioterapeuta pode avaliar esses músculos, determinar quais podem ser fracos e ajudar a personalizar um programa que melhor atenda às suas necessidades.

Aviso importante para os pacientes (e para os fisioterapeutas)

O JOSPT PERSPECTIVAS PARA PACIENTES é um serviço público do Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy®. As informações e recomendações contidas aqui são um resumo do artigo de pesquisa referenciado e não são um substituto para procurar cuidados de saúde adequados e para diagnosticar e tratar esta condição. Para obter mais informações sobre o gerenciamento desta condição, entre em contato com seu fisioterapeuta ou outro profissional de saúde especializado em distúrbios músculo-esqueléticos. As Perspectivas JOSPT para Pacientes podem ser fotocopiadas não comercialmente por fisioterapeutas e outros provedores de cuidados de saúde para compartilhar com os pacientes. Sendo o jornal oficial da Secção Ortopédica e da Seção de Fisioterapia Esportiva da Associação Americana de Fisioterapia (APTA) e um jornal reconhecido de 35 parceiros internacionais, a JOSPT se esforça para oferecer pesquisa de alta qualidade, material clínico imediatamente aplicável e informações complementares úteis sobre saúde e lesões músculo-esquelética e relacionada com esportes e reabilitação. Copyright © 2018 Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy®

Para quem deseja ver o artigo em sua língua original, segue a referência: Anterior Knee Pain What Muscles Should I Strengthen? J Orthop Sports Phys Ther 2018;48(1):32. doi:10.2519/jospt.2018.0501 (http://www.jospt.org/doi/pdf/10.2519/jospt.2018.0501?code=jospt-site) .

 Discussão

Para os fisioterapeutas de plantão: vocês acham que a noção do fortalecimento de cadeias musculares envolvidas no movimento, em detrimento do fortalecimento muscular de estruturas isoladas, é um conceito tão novo assim?

Quem já utiliza dessa perspectiva em sua prática clínica, deixe um comentário aqui.

Clique Aqui para ler outro artigo sobre uma técnica que está sendo muito usada para correção do ângulo de projeção do joelho.