Hoje eu vou disponibilizar para você o resultado de uma pesquisa realizada no Minas Tênis Clube sobre o Efeito do Dynamic Taping no padrão de movimento dos membros inferiores em atletas de Voleibol. Ele foi realizado pelos fisioterapeutas Natália Bittencourt, Marcela Gomide, Alysson Zuin e com a colaboração de Ryan Kendrick.

Esse material foi apresentado no Congresso Mundial do Comitê Olímpico e publicado no British Journal of Sports Medicine.

Embora os movimentos que sobrecarregam o joelho durante o esporte ocorrem em ambos os sexos, estas tarefas resultam em uma incidência maior da lesão do LCA em mulheres em uma maneira geral. (Boling et al, 2009). Portanto, há uma necessidade de programas eficazes de monitoramento a serem postos em prática que permitam a identificação bem-sucedida de atletas com mais risco de lesão de LCA (Harmon KG, Dik R. 1998)

Os achados atuais demonstram a diminuição do controle neuromuscular como evidenciado pelo valgo dinâmico aumentado e cargas externas da articulação do joelho (Hewett Et al, 2005). Para ajudar a diminuir os efeitos desses fatores, o uso de ferramentas auxiliares, como bandagens ou resistência elástica para desacelerar os movimentos, é uma estratégia a ser considerada.

A Conclusão que os profissionais que realizaram a pesquisa no Minas Tênis Clube chegaram foi que a aplicação de Dynamic Tape diminuiu o ângulo de projeção do joelho no plano frontal (FPKPA) durante o agachamento de uma única perna em atletas do sexo feminino de elite de voleibol.

Para ler o poster na íntegra, clique aqui.

Se interessou pela Dynamic? Visite a Lupmed – Representante Exclusiva da Dynamic Tape no Brasil

Nota: O estudo foi feito no Brasil, mas só foi disponibilizado em inglês até o momento.