5 Passos para o Fisioterapeuta Administrar a Demanda Sazonal

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Você sabe administrar a demanda sazonal?

Época de férias, feriados e comemorações de final de ano…

É certo que, nessas épocas do ano, trabalhar como autônomo é muito mais difícil.

Diferente daqueles que trabalham com contratos formais, os fisioterapeutas autônomos possuem maiores dificuldades em manter a agenda cheia, os funcionários trabalhando, o oferecimento de serviços na mesma proporção que o restante do ano e, principalmente, o dinheiro entrando, durante Natal, Ano Novo e férias escolares.

Isso porque a maioria das pessoas viaja, está cheia de compromissos, quer estar com a família e a lista de prioridades muda consideravelmente.

Acontece com a gente também, pacientes e profissionais passam por isso.

Por outro lado, início do ano é quando as resoluções de Ano Novo são colocadas em prática e elas podem incluir “fazer uma atividade física”, ou mesmo “livrar dessa dor nas costas chatinha”.

É aí que você entra!

Para administrar essas e outras demandas sazonais que aparecem durante o ano, compartilharemos aqui alguns segredos e estratégias utilizadas para aumentar o valor, o crescimento e o lucro do seu negócio.

5 Passos Para Administrar a Demanda Sazonal

Para muitas pessoas, feriados e épocas de férias são momentos em que se pode relaxar, recuperar as energias e tirar um pouco a cabeça do trabalho.

Durante os feriados, existe um fluxo sazonal tanto em demanda de consumo, quanto em demanda de recursos pela indústria.

Muitos modelos de negócios utilizam de diferentes soluções para resolver este impasse.

5 Passos para o Fisioterapeuta Administrar a Demanda Sazonal

Seja qual for a sua estratégia, é crítico que você preveja apropriadamente e administre essas demandas sazonais de seus negócios.

A falta de planejamento pode impactar de forma significativa no seu faturamento, seja por manter em uma equipe reduzida, pouca oferta de serviços, disponível para os clientes, ou gerar um excesso de custo pela oferta exagerada de recursos, desperdiçando capital.

Com pouca preparação, os negócios perdem mercado e clientes.

Se preparando demais, os custos de produção aumentam, resultando em redução da margem de lucro que poderia ser gerada durante a temporada de feriados, ou mesmo em perda de dinheiro.

Precisão é o nome do jogo no que diz respeito a previsão de demanda e ela começa com os 5 passos para administrar a demanda sazonal que te explicaremos a seguir:

#1 – Organize suas informações

Para prever de forma precisa as demandas sazonais, você precisa ter em mãos, dados sobre o que aconteceu no passado e por quais períodos.

Para a maioria dos negócios, relatórios mensais nos quais a oferta e a demanda de recursos são registrados, são suficientes para a criação de uma previsão adequada.

Se a demanda sazonal é um problema no seu consultório e você acaba de perceber isso, mesmo não tendo dado nenhum, não se preocupe!

Existem muitas estratégias criativas para o recolhimento de informações de forma retrospectiva.

você pode ter esta informação até mesmo por suas agendas antigas.

#2 – Oriente-se por suas informações

Existem várias técnicas de processamento de dados para demandas sazonais.

Uma dessas técnicas é organizar os dados de forma não sazonal, para conseguir enxergar uma tendência mais clara das necessidades do seu negócio.

Graficamente, seria algo assim:

5 Passos Para Administrar a Demanda Sazonal

Ao invés de ter altos e baixos, você uma imagem mais precisa do quanto você está crescendo para a sua previsão.

Isso te permite ter uma noção melhor do quadro geral do que você precisa, o que poderia incluir ou dispensar de recursos humanos, equipamentos e outros recursos, permitindo que a sua previsão seja precisa e matemática.

#3 – Esteja Atento ao Estoque de Materiais e Recursos Humanos

Durante tempos de demanda sazonal, é comum o mercado variar de formas imprevistas, o que significa que os pacientes podem simplesmente lotar a sua agenda procurando pelos seus serviços, de forma que você nunca, ou sumirem e te pegar desprevenido em qualquer um destes cenários.

Isso pode deixar de ser um problema se você já tem um histórico consistente da sua clínica, mas pode ocorrer um aumento de fluxo sim, se você considerar que muitos profissionais saem de férias prevendo queda nos atendimentos devido às férias escolares, festas e comemorações e que pacientes de outras clínicas podem se deslocar de uma clínica não estrutura para a sazonalidade, para a sua clínica.

Assim, esteja atento para possivelmente ganhar clientes novos, porque as pessoas tendem a valorizar mais quem os atende em ocasiões como estas.

Sim, eu sei que normalmente os pacientes que não podem interromper o tratamento já são remanejados e atendimentos na Clínica, mas eu já vi pessoas precisarem de serviços de fisioterapia nestas épocas e não conseguirem ser atendidas.

Será um péssimo problema se o seu consultório não tiver recursos humanos e materiais suficientes para fornecer os serviços procurados pelos clientes que surgirem neste período.

Você tem que sempre considerar que fatores do macro ambiente influenciam este fluxo de pacientes, como por exemplo a situação econômica do país estar mais ou menos propensa para as pessoas viajarem.

Caso os pacientes tenham alguma dificuldade de agendar horário, eles podem desistir e procurar a concorrência em busca de um atendimento mais precoce.

Outra consideração a ser feita é o caso de muitos clientes precisarem usar o mesmo tipo de material e você precisará ter isto em estoque porque muitos fornecedores estarão em férias coletivas.

Estar preparado é fundamental!

5 Passos para o Fisioterapeuta Administrar a Demanda Sazonal

 #4 – Faça com que seus parceiros e concorrentes se tornarem seus aliados

É sempre uma boa ideia manter um contato direto com seus parceiros de negócios, sejam eles profissionais que prestam serviços para a sua clínica, fornecedores de materiais, pessoal de manutenção de equipamento e instalações e até seus colegas de profissão e concorrentes.

Muitas vezes eles podem estar sabendo de alguma tendência que você ainda não sabe.

Assim, eles podem te informar de possíveis ofertas de serviços e materiais que você utiliza, assim como você pode informá-los sobre as variações sazonais das suas necessidades e vocês poderão, em alguns casos, realizar compras em conjunto e negociar maiores descontos com os fornecedores.

Você deve estar atendo, porque algumas empresas de materiais médicos, também planejam Black Friday e este pode ser um excelente momento para você se abastecer de itens que você usa regularmente.

Em tempos de variações sazonais de demanda, mesmo os competidores mais acirrados podem se beneficiar e se ajudar mutualmente.

Portanto, além de atualizar a sua equipe diária de acordo com a demanda e de acumular recursos, mantenha sua concorrência por perto, para administrar um aumento de demanda durante épocas particularmente movimentadas.

E eles também poderão te ajudar especialmente se você é um profissional independente e não tem outros profissionais na clínica para revezar com você.

Muitas vezes estas parceiras podem ser tão convenientes para ambos, que elas acabam se tornando duradouras.

 #5 Agende Antecipadamente e Ofereça Preços Diferenciados

Baseie-se nas necessidades dos seus clientes e faça uma programação para eles, oferecendo preços mais atrativos para fechamento de pacotes neste período, para garantir o comprometimento dos clientes.

E lembre-se nas necessidades dos seus clientes e faça uma programação pra eles, oferecendo preços mais atrativos para fechamento de pacotes neste período, para garantir o comprometimento dos clientes.

E lembre-se de sempre fazer um contrato para o clientes assinar e garantir que seja cumprido o combinado.

Você poderá cobrar seu preço normal ou até com um adicional de pacientes novos que busquem seu serviço neste período.

Se você tiver estruturado adequadamente, você pode até divulgar prestação se serviços para situações emergenciais junto a médicos e parceiros seus, porque, porque neste período de festas, ocorrem mais quedas e acidentes em decorrência de maior consumo de álcool.

5 Passos para o Fisioterapeuta Administrar a Demanda Sazonal

O atendimento emergencial poderá ter um preço superior ao seu preço regular.

Afinal, o pior cenário para as empresas é perder a oportunidade de faturar durante a demanda sazonal, porque por mais que você reduza seu pessoal, você tem custos fixos para pagar.

Para muitas empresas, a receita decorrente da demanda sazonal pode ser uma oportunidade de se recuperar de perdas ocorridas durante o ano.

Perder este barco pode tornar a vida de algumas empresas muito difícil e até mesmo fazer com que algumas desistam se não tiverem tido um bom ano.

Ter sempre os recursos necessários disponíveis requer um planejamento prévio, baseado nas informações colhidas sobre o comportamento dos seus clientes e na procura pelos seus serviços.

Isso garante que você possua material e equipe suficientes, tanto para épocas em que o seu consultório está lotado, sem deixar de atender nenhuma paciente, quanto para épocas em que o consultório está vazio, economizando recursos e aumentando a margem de lucro.

Administrar demandas sazonais pode ser ótimo, ou péssimo, vai depender de você.

Negócios que estabelecem um planejamento prévio, aproveitam os benefícios de aumentos súbitos de demanda, aumentando assim seus lucros e seu portfólio de clientes fixos.

Assim como reduzir pessoal e material é uma decisão inteligente, se você tem certeza que seu movimento será fraco.

Dessa forma, quem não se prepara, perde dinheiro e oportunidade em épocas que tudo pode acontecer.

No início do ano, quando as pessoas resolvem entrar em forma e se cuidar novamente, você também deve estar preparado para atender a todos.

Siga esses cinco passos na direção do sucesso e se prepare para todas as épocas do ano, e esteja preparado para crescer e prosperar em seu negócio sem obstáculos!

Adaptado

Equipe Lupmed
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