Faixa Elástica Thera-Band – Qual a Utilidade Dela na Fisioterapia?

1
6705
Faixa Thera-Band - Qual a utilidade dela na Fisioterapia

Quando a maioria das pessoas pensam em fisioterapia, elas pensam logo em exercícios, esportes, pilates, bolas e aquelas “faixinhas coloridas” (Thera-Band).

Apesar de ser um pensamento, relativamente, reducionista, ele não deixa de estar correto, não é mesmo? (Me responda nos comentários).

A Fisioterapia é Muito Mais do que Isso, Mas…

Fisioterapeutas sabem que a fisioterapia é muito mais do que isso, mas que as faixas elásticas são muito associadas à fisioterapia, isso elas são.

O problema é que muitos têm preconceito, ou realmente não conhecem esse recurso, e não o aplicam em sua prática clínica.

Um Problema em Comum

O desconhecimento em relação ao uso de Thera-Band na fisioterapia existe tanto em meio aos pacientes, quanto em meio aos fisioterapeutas.

Foi pensando nisso que resolvemos elaborar esse texto.

A missão aqui é desmitificar algumas conceitos trazendo informações e contando um pouco mais sobra a Thera-Band para você.

Mas afinal, O que É a Faixa Elástica Thera-Band?

Faixa Thera-Band - Qual a utilidade dela na Fisioterapia

Thera-Band é a marca referência em faixas elásticas, assim como a Gillete é sinônimo de lâmina de barbear.

Material

As faixas elásticas Thera-Band são feitas de látex e, mais recentemente, também foi criada uma versão sem látex para atender às exigências dos consumidores.

Propriedades

Essas faixas são maleáveis e elásticas, mas, ao mesmo tempo, oferecem resistência permitindo o trabalho de força muscular.

Indicação

principal aplicação das Faixas Thera-Band é em programas de fortalecimento e podem ser empregadas em diversas situações e contextos clínicos.

As faixas elásticas Thera-Band possuem cores diferentes que correspondem à uma resistência específica.

Isso propicia um treino de carga progressivo e respeitando os princípios de treinamento envolvendo a sobrecarga e a progressão do tratamento.

Motivo de Origem da Faixa Elástica Thera-Band

A criação desse recurso surgiu da necessidade dos fisioterapeutas de ter um recurso para treino de força muscular progressivo.

Um recurso com várias resistências e cargas que fosse fácil de transportar podendo ser utilizado em atendimentos domiciliares.

Imagina ter que carregar diversos pares de halteres para cima e para baixa todos os dias.

Inviável, não é mesmo?

Uma Nova Possibilidade

As faixas elásticas Thera-Band surgiram para suprir essa demanda e dar uma possibilidade adicional de tratamento aos pacientes.

Além disso, é uma recurso muito interessante para os fisioterapeutas que podem utilizá-las em seus atendimentos, em qualquer ambiente.

A Faixa Elástica Thera-Band é a Queridinha dos Profissionais

As faixas Thera-Band são simples e eficazes.

Uma solução portátil, versátil, fácil de armazenar e de baixo custo.

As Faixas Elásicas Thera-Band…

Faixa Thera-Band - Qual a utilidade dela na Fisioterapia
  • Auxiliam o paciente a aumentar a flexibilidade;
  • Aumentam a amplitude do movimento;
  • Melhoram o movimento funcional;
  • Melhoram o Equilíbrio;
  • Fortalecem Músculos;
  • Minimizam a pressão nas articulações;
  • Diminuem a possibilidade de ocorrência de lesões.

Mais vantagens…

O transporte das faixas Thera-Band é fácil porque elas são pequenas e também duráveis o suficiente para suportar programas de treinamentos completos.

Mas Atenção

Você deve ficar atento porque nem todos os produtos de resistência elástica são iguais.

A Thera-Band, líder de mercado, tem uma durabilidade muito maior que as concorrentes.

Seu custo é mais alto porque não se consegue fazer o melhor produto com um custo mais baixo.

Se você analisar, você percebe que ela é o melhor custo benefício da categoria.

O que adianta você comprar uma faixa mais barata se ela vai arrebentar em pouco tempo?

Você terá que comprar 2 ou 3 de uma vez!

Se não estiver escrito Thera-Band na faixa, é uma imitação.

Explicando os Níveis de Resistência

As faixas elásticas Thera-Band se destinam a um sistema progressivo, seguindo níveis de um programa de reabilitação e fortalecimento que vai aumentando a resistência e o grau de desafio paulatinamente.

Os diferentes níveis são dados pela sequência reconhecida de cores da Thera-Band, que oferece até 8 níveis de desafio:

Níveis de Resistência da Thera-Band - Faixa Thera-Band - Qual a utilidade dela na Fisioterapia

Para obter os valores de tração específica pela cor da Thera-Band, consulte a tabela abaixo.

Níveis de Tração da Thera-Band - Faixa Thera-Band - Qual a utilidade dela na Fisioterapia

A resistência elástica é recalibrada de modo que cada etapa progressiva representa atualmente um aumento compatível com a força de tração de 25% na faixa (Bronze até Preta) e 40% na faixa (Prata até Dourada).

Benefícios do uso da Faixa Elástica Thera-Band no Tratamento Fisioterápico

Todo recurso diferente que surge na fisioterapia possui benefícios claros em relação aos recursos tradicionais utilizados no tratamento.

Começamos a comentar um pouco sobre esses benefícios.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesses aspectos para que você consiga entender melhor as aplicações da Thera-Band na prática clínica do fisioterapeuta.

Dentre os benefícios do uso da Thera-Band, estão:

  • A Thera-Band é um recurso relativamente barato e fácil de ser adquirido, podendo ser adquirido pela internet ou em lojas físicas, tanto pelo fisioterapeuta quanto pelo próprio paciente;
  • A Thera-Band é totalmente portátil, são pequenas, leves e facilmente armazenadas. Podendo-se transportar vários itens ao mesmo tempo.
  • Por possuírem uma resistência progressiva, podem ser utilizadas em pacientes diferentes, ou como forma de progredir cargas de treinamento e trabalhar diferentes grupos musculares;
  • A resistência promovida pelas faixas elásticas é variável, dependendo da cor. Portanto, permitem seu uso para a progressão da intensidade de tratamento, uso em diferentes grupos musculares e uso em indivíduos com níveis funcionais de força muscular diferentes;
  • A Thera-Band oferece uma alternativa aos exercícios tradicionais de fortalecimento muscular livres feitos com halteres, por exemplo;
  • Essa diversificação de atividades torna o tratamento mais prazeroso e aumenta a sua adesão;
  • Ela é uma ferramenta muito simples de ser utilizada, podendo ser usada em casa pelo próprio paciente, após orientações do fisioterapeuta, sendo um importante aliado do tratamento e na manutenção da funcionalidade;
  • É possível trabalhar exercícios de fortalecimento em cadeia cinética fechada com mais facilidade. O que aumenta, consideravelmente, as possibilidades terapêuticas;
  • Além de exercícios de fortalecimento é possível realizar um treinamento de flexibilidade ou de resistência com a Thera-Band, de acordo com o que for prescrito pelo profissional e de acordo com as indicações e demandas de cada paciente.

A importância de Uma Avaliação Bem Feita

O mais importante no uso de qualquer recurso fisioterápico, incluindo o Thera-Band é sempre o raciocínio clínico do profissional.

É a partir de uma avaliação bem feita e meticulosa que se pode fazer uma prescrição de forma adequada e se pode, realmente, alcançar os objetivos.

Limitações do uso da Faixa Elástica Thera-Band

Faixa Thera-Band - Qual a utilidade dela na Fisioterapia

Como qualquer recurso, a Thera-Band também possui algumas limitações.

Isso porque todo recurso deve ser bem indicado e utilizado corretamente.

Conhecer suas limitações permite que o fisioterapeuta possa fazer a escolha correta ao indicar os exercícios com Thera-Band para seus pacientes.

Dentre as limitações do uso da Faixa Elástica Thera-Band, estão:

  • É difícil realizar a medida precisa da quantidade de resistência aplicada durante a realização do exercício, até mesmo porque ela pode variar ao longo do arco de movimento, dependendo da quantidade de tensão aplicada à faixa;
  • As faixas elásticas de marcas inferiores podem rasgar, caso o paciente esteja usando uma faixa muito leve, podem se tornar desgastadas com o tempo e reduzir sua efetividade e a resitência ao movimento.Com a Thera-Band, esses riscos são drasticamente minimizados.
  • Por ser simples de ser utilizado, é um recurso que muitas vezes é subestimado e usado incorretamente, enquanto ela é um produto que pode oferecer muitos benefícios.

Obs.: Mais uma vez, a avaliação do profissional  na indicação da Thera-Band é fundamental para que  seu uso gere benefícios, sem gerar danos.

Pontos Principais a Serem Considerados na Prescrição da Faixa Elástica Thera-Band

Agora que você conhece quais são as vantagens e as limitações da Thera-Band, você pode começar a aplicá-la mais na sua prática clínica.

Mas algumas coisas devem ser consideradas:

  • A carga prescrita deve ser adequada ao paciente, aos objetivos do tratamento e à sua condição clínica.
  • Cargas muito leves podem não surtir efeito e invalidar a terapia, enquanto cargas muito pesadas irão sobrecarregar o paciente e gerar lesões.
  • Tenha certeza de progredir sempre a resistência das faixas elásticas.
  • A avaliação da prescrição da Thera-Band deve ser diária e o fisioterapeuta deve perceber quando a faixa se tornou leve para o paciente e qual é o momento de passar para a faixa seguinte.
  • Fique sempre atento à forma de execução dos exercícios, pois a execução incorreta dos movimentos pode gerar lesão, mesmo que a Thera-Band seja um instrumento fácil de ser utilizado.

Conclusão

Agora você conhece um pouco mais sobre as aplicações do Thera-Band.

Já pode começar a utilizá-la na sua prática clínica, ou mesmo repensar a forma como utiliza esse recurso atualmente.

Para te ajudar nisso, estou disponibilizando um manual da própria Thera-Band com muitos exercícios para te ajudar a ajudar seus pacientes.

Vamos conversar

Você já usa a Thera-Band? Conte para a gente nos comentários como é esse uso, quais são os efeitos que você observa nos seus pacientes.

Você gosta dessa ferramenta de trabalho?

Clique aqui para adquirir: https://www.lupmed.com.br/categoria-produto/faixa-elastica/

Deixe seu comentário abaixo!