Quando a maioria das pessoas pensam em fisioterapia, elas pensam logo em exercícios, esportes, pilates, bolas e aquelas “faixinhas coloridas” (Thera-Band).
Apesar de ser um pensamento, relativamente, reducionista, ele não deixa de estar correto, não é mesmo? (Me responda nos comentários).
A Fisioterapia é Muito Mais do que Isso, Mas…
Fisioterapeutas sabem que a fisioterapia é muito mais do que isso, mas que as faixas elásticas são muito associadas à fisioterapia, isso elas são.
O problema é que muitos têm preconceito, ou realmente não conhecem esse recurso, e não o aplicam em sua prática clínica.
Um Problema em Comum
O desconhecimento em relação ao uso de Thera-Band na fisioterapia existe tanto em meio aos pacientes, quanto em meio aos fisioterapeutas.
Foi pensando nisso que resolvemos elaborar esse texto.
A missão aqui é desmitificar algumas conceitos trazendo informações e contando um pouco mais sobra a Thera-Band para você.
Mas afinal, O que É a Faixa Elástica Thera-Band?
Thera-Band é a marca referência em faixas elásticas, assim como a Gillete é sinônimo de lâmina de barbear.
Material
As faixas elásticas Thera-Band são feitas de látex e, mais recentemente, também foi criada uma versão sem látex para atender às exigências dos consumidores.
Propriedades
Essas faixas são maleáveis e elásticas, mas, ao mesmo tempo, oferecem resistência permitindo o trabalho de força muscular.
Indicação
A principal aplicação das Faixas Thera-Band é em programas de fortalecimento e podem ser empregadas em diversas situações e contextos clínicos.
As faixas elásticas Thera-Band possuem cores diferentes que correspondem à uma resistência específica.
Isso propicia um treino de carga progressivo e respeitando os princípios de treinamento envolvendo a sobrecarga e a progressão do tratamento.
Motivo de Origem da Faixa Elástica Thera-Band
A criação desse recurso surgiu da necessidade dos fisioterapeutas de ter um recurso para treino de força muscular progressivo.
Um recurso com várias resistências e cargas que fosse fácil de transportar podendo ser utilizado em atendimentos domiciliares.
Imagina ter que carregar diversos pares de halteres para cima e para baixa todos os dias.
Inviável, não é mesmo?
Uma Nova Possibilidade
As faixas elásticas Thera-Band surgiram para suprir essa demanda e dar uma possibilidade adicional de tratamento aos pacientes.
Além disso, é uma recurso muito interessante para os fisioterapeutas que podem utilizá-las em seus atendimentos, em qualquer ambiente.
A Faixa Elástica Thera-Band é a Queridinha dos Profissionais
As faixas Thera-Band são simples e eficazes.
Uma solução portátil, versátil, fácil de armazenar e de baixo custo.
As Faixas Elásicas Thera-Band…
- Auxiliam o paciente a aumentar a flexibilidade;
- Aumentam a amplitude do movimento;
- Melhoram o movimento funcional;
- Melhoram o Equilíbrio;
- Fortalecem Músculos;
- Minimizam a pressão nas articulações;
- Diminuem a possibilidade de ocorrência de lesões.
Mais vantagens…
O transporte das faixas Thera-Band é fácil porque elas são pequenas e também duráveis o suficiente para suportar programas de treinamentos completos.
Mas Atenção
Você deve ficar atento porque nem todos os produtos de resistência elástica são iguais.
A Thera-Band, líder de mercado, tem uma durabilidade muito maior que as concorrentes.
Seu custo é mais alto porque não se consegue fazer o melhor produto com um custo mais baixo.
Se você analisar, você percebe que ela é o melhor custo benefício da categoria.
O que adianta você comprar uma faixa mais barata se ela vai arrebentar em pouco tempo?
Você terá que comprar 2 ou 3 de uma vez!
Se não estiver escrito Thera-Band na faixa, é uma imitação.
Explicando os Níveis de Resistência
As faixas elásticas Thera-Band se destinam a um sistema progressivo, seguindo níveis de um programa de reabilitação e fortalecimento que vai aumentando a resistência e o grau de desafio paulatinamente.
Os diferentes níveis são dados pela sequência reconhecida de cores da Thera-Band, que oferece até 8 níveis de desafio:
Para obter os valores de tração específica pela cor da Thera-Band, consulte a tabela abaixo.
A resistência elástica é recalibrada de modo que cada etapa progressiva representa atualmente um aumento compatível com a força de tração de 25% na faixa (Bronze até Preta) e 40% na faixa (Prata até Dourada).
Benefícios do uso da Faixa Elástica Thera-Band no Tratamento Fisioterápico
Todo recurso diferente que surge na fisioterapia possui benefícios claros em relação aos recursos tradicionais utilizados no tratamento.
Começamos a comentar um pouco sobre esses benefícios.
Vamos nos aprofundar um pouco mais nesses aspectos para que você consiga entender melhor as aplicações da Thera-Band na prática clínica do fisioterapeuta.
Dentre os benefícios do uso da Thera-Band, estão:
- A Thera-Band é um recurso relativamente barato e fácil de ser adquirido, podendo ser adquirido pela internet ou em lojas físicas, tanto pelo fisioterapeuta quanto pelo próprio paciente;
- A Thera-Band é totalmente portátil, são pequenas, leves e facilmente armazenadas. Podendo-se transportar vários itens ao mesmo tempo.
- Por possuírem uma resistência progressiva, podem ser utilizadas em pacientes diferentes, ou como forma de progredir cargas de treinamento e trabalhar diferentes grupos musculares;
- A resistência promovida pelas faixas elásticas é variável, dependendo da cor. Portanto, permitem seu uso para a progressão da intensidade de tratamento, uso em diferentes grupos musculares e uso em indivíduos com níveis funcionais de força muscular diferentes;
- A Thera-Band oferece uma alternativa aos exercícios tradicionais de fortalecimento muscular livres feitos com halteres, por exemplo;
- Essa diversificação de atividades torna o tratamento mais prazeroso e aumenta a sua adesão;
- Ela é uma ferramenta muito simples de ser utilizada, podendo ser usada em casa pelo próprio paciente, após orientações do fisioterapeuta, sendo um importante aliado do tratamento e na manutenção da funcionalidade;
- É possível trabalhar exercícios de fortalecimento em cadeia cinética fechada com mais facilidade. O que aumenta, consideravelmente, as possibilidades terapêuticas;
- Além de exercícios de fortalecimento é possível realizar um treinamento de flexibilidade ou de resistência com a Thera-Band, de acordo com o que for prescrito pelo profissional e de acordo com as indicações e demandas de cada paciente.
A importância de Uma Avaliação Bem Feita
O mais importante no uso de qualquer recurso fisioterápico, incluindo o Thera-Band é sempre o raciocínio clínico do profissional.
É a só partir de uma avaliação bem feita e meticulosa que se pode fazer uma prescrição de forma adequada e se pode, realmente, alcançar os objetivos.
Limitações do uso da Faixa Elástica Thera-Band
Como qualquer recurso, a Thera-Band também possui algumas limitações.
Isso porque todo recurso deve ser bem indicado e utilizado corretamente.
Conhecer suas limitações permite que o fisioterapeuta possa fazer a escolha correta ao indicar os exercícios com Thera-Band para seus pacientes.
Dentre as limitações do uso da Faixa Elástica Thera-Band, estão:
- É difícil realizar a medida precisa da quantidade de resistência aplicada durante a realização do exercício, até mesmo porque ela pode variar ao longo do arco de movimento, dependendo da quantidade de tensão aplicada à faixa;
- As faixas elásticas de marcas inferiores podem rasgar, caso o paciente esteja usando uma faixa muito leve, podem se tornar desgastadas com o tempo e reduzir sua efetividade e a resitência ao movimento.Com a Thera-Band, esses riscos são drasticamente minimizados.
- Por ser simples de ser utilizado, é um recurso que muitas vezes é subestimado e usado incorretamente, enquanto ela é um produto que pode oferecer muitos benefícios.
Obs.: Mais uma vez, a avaliação do profissional na indicação da Thera-Band é fundamental para que seu uso gere benefícios, sem gerar danos.
Pontos Principais a Serem Considerados na Prescrição da Faixa Elástica Thera-Band
Agora que você conhece quais são as vantagens e as limitações da Thera-Band, você pode começar a aplicá-la mais na sua prática clínica.
Mas algumas coisas devem ser consideradas:
- A carga prescrita deve ser adequada ao paciente, aos objetivos do tratamento e à sua condição clínica.
- Cargas muito leves podem não surtir efeito e invalidar a terapia, enquanto cargas muito pesadas irão sobrecarregar o paciente e gerar lesões.
- Tenha certeza de progredir sempre a resistência das faixas elásticas.
- A avaliação da prescrição da Thera-Band deve ser diária e o fisioterapeuta deve perceber quando a faixa se tornou leve para o paciente e qual é o momento de passar para a faixa seguinte.
- Fique sempre atento à forma de execução dos exercícios, pois a execução incorreta dos movimentos pode gerar lesão, mesmo que a Thera-Band seja um instrumento fácil de ser utilizado.
Conclusão
Agora você conhece um pouco mais sobre as aplicações do Thera-Band.
Já pode começar a utilizá-la na sua prática clínica, ou mesmo repensar a forma como utiliza esse recurso atualmente.
Para te ajudar nisso, estou disponibilizando um manual da própria Thera-Band com muitos exercícios para te ajudar a ajudar seus pacientes.
Vamos conversar
Você já usa a Thera-Band? Conte para a gente nos comentários como é esse uso, quais são os efeitos que você observa nos seus pacientes.
Você gosta dessa ferramenta de trabalho?
Clique aqui para adquirir: https://www.lupmed.com.br/categoria-produto/faixa-elastica/
Deixe seu comentário abaixo!